O que é isso de FPS?

O que é isso de FPS?

O verão já chegou e todo o cuidado é pouco, continuamente leio e oiço pessoas falarem sobre FPS sem nem ao menos saber o que é isso e para que serve, como funciona e qual a diferença entre tantas marcas que há disponíveis no mercado. 
Pois bem, eu venho tirar muitas dessas duvidas que possam estar a existir e que no inicio também eu já tive.


FPS significa Factor de Protecção Solar. Normalmente vemos escrito em bases tecnológicas como a MAC ou Artistry. Estas marcas vieram para nos facilitar o trabalho trazendo por isso tudo num único produto.

Mas voltando aos FPS, ele indica o grau de protecção que o produto da a tua pele, seja ele um creme, uma base, ou em spray. Apesar de na Europa quase toda agente saber o que é e como funciona, nós Moçambicanos, homens e mulheres ainda não temos muita consciência da sua importância.

O protector solar combate antes mais duas coisas super super super  …. Super importantes: o CANCRO DA PELE e o ENVELHECIMENTO

Por isso apesar da nossa preguiça (sim, eu entendo, eu também já passei por isso), é super importante usar o protector solar e produtos que contenham protecção solar, pela saúde da nossa pele e o respeito que temos por ela. Se és uma pessoa que usa vários produtos como eu, como tónico, gel de limpeza, creme para as manchas, creme para os olhos, creme de dia, creme de noite e serum e por ai vai, escolhe um creme de dia ou uma base com FPS. Assim esta já te dará a protecção que precisas.

Uma nota importante, homens, mulheres e crianças devem usar protector solar continuamente, todos os dias, mesmo se chover e estiver frio, afinal o sol nasce todos os dias, e ele é maravilhoso, mas também pode ser um grande inimigo para a nossa pele.


Qual o melhor factor de protecção solar?

Tudo depende da tua tonalidade da pele e o quão sensivel ao sol é a tua pele, mulheres de pele mais escura precisam de menos factor de protecção que mulheres de pele mais clara.
No meu caso eu uso protector solar de factor 30 da marca Artistry e as vezes uso o da Nivea também. 


Já experimentei (e experimento ainda) outras marcas, mas actualmente gosto bastante desses dois.


Mas Neide a minha base tem factor 15, isso chega para mim? 

Pois essa é a pergunta que eu sempre me faço quando compro uma base e a resposta é, depende da altura do ano (para mim) e de um modo geral depende da pele. Claro que localização geográfica também é um factor, mas vamos tirar ele desta "equação" por agora.

Há sinais que a pele dá de como ela precisa de mais ou menos protecção, textura, coloração e por ai. Se a tua pele bronzeia com o protector solar, então ele não é suficiente para a tua pele. 
Se o aconselhável para a minha pele é um FPS entre 20 a 30 então não chega.

Peles negras por norma dão se bem com FPS 15, no entanto as morenas oscilam entre os 20 e os 30 e as mais claras, com pele mais sensível, precisam usar valores mais altos.

Em suma: Usem protector solar, no verão e no inverso, independentemente da cor da pele, da idade e do sexo. Estão só a prevenir doenças e a cuidar da saúde da vossa pele. O tom de pele é essencial na escolha correcta do protector,

Provavelmente ficaste com algumas duvidas, se sim, deixa nos comentários abaixo que depois farei um artigo só sobre eventuais duvidas.
Obrigada para quem leu até aqui. BOM VERÃO!

Sem comentários:

Neide Ussiana. Com tecnologia do Blogger.